quinta-feira, 5 de abril de 2012

Palavra do Dia

João 14
1.Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4.Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5.Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6.Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7.Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Leitura do Dia

A constituição genética facilitadora de dependência

“(...) casos de quimiodependência em familiares de dependentes e percebemos uma certa predisposição, uma vulnerabilidade, que nos parece nascer com a pessoa, fazendo com que filhos, irmãos e netos de dependentes químicos e alcoolistas possam ser crianças, adolescentes e jovens com alto risco de chegar à adicção. Inúmeras vezes ouvimos relatos de pais, mais comumente de mães, sobre o filho que detestava até cigarros, odiava o comportamento do pai ou do irmão e agora estava pior que eles”
Extraído do Livro “Prevenção com Amor Exigente – Antes que as coisas aconteçam” - p. 31/32.
E você, o que acha disto? Deixe aqui seu comentário!

Aproveitamos a Leitura do Dia para dar boas vindas á companheira Mel! SPH funciona! Tamujunto!

Reflexão Diária (NA)

 Identificação - 5 de abril

“Finalmente, alguém entende as idéias loucas que
eu tinha e todas as loucuras que tinha feito”.
                                         
                                                    Basic Text, p. 175*

v 

Adictos freqüentemente se sentem eternamente originais. Temos a certeza de que ninguém usou drogas como usamos ou teve que fazer as coisas que fizemos para conseguí-las. Sentindo realmente que ninguém nos entende, podemos nos manter afastados da recuperação por muitos anos.
Mas, uma vez nas salas de Narcóticos Anônimos, começamos a perder aquele sentimento de ser “o pior” ou “o mais louco”. Ouvimos os companheiros partilharem suas experiências. Descobrimos que outros andaram o mesmo caminho tortuoso que andamos e ainda foram capazes de achar a recuperação. Começamos a acreditar que a recuperação é possível para nós também.
Ao progredir em nossa própria recuperação, algumas vezes nosso pensamento ainda é insano. Entretanto, percebemos que, quando partilhamos o momento difícil por que possamos estar passando, outros se identificam e partilham como têm lidado com tais particularidades. Não importa quão tumultuado nosso pensamento parece ser, encontramos esperança quando outros se identificam conosco, passando adiante as soluções que encontraram. Começamos a acreditar que podemos sobreviver ao que quer que seja que estivermos passando e, assim mesmo, continuar em nossa recuperação.
A dádiva de Narcóticos Anônimos é aprender que não estamos sozinhos. Podemos ficar limpos e permanecer limpos partilhando nossa experiência, nossa força e até mesmo nosso pensamento insano com outros companheiros. Quando o fazemos, abrimos nossas vidas às soluções que outros têm encontrado para os desafios que encaramos.

v 

Só por hoje: Eu estou agradecido por poder me identificar com outros. Hoje, ao partilharem suas experiências, eu ouvirei e partilharei as minhas com eles.


*N.T. Esta página refere-se ao Livro 2 do Texto Básico em inglês.


Obs.: A familia BCDUR aproveita a reflexão Diária de hoje e saúda com bem vindo nosso Amigo Adonilio, lhe dedicando esta Relexão! SPH funciona, companheiro! Continue voltando!