sexta-feira, 13 de abril de 2012

Notícia do Mundo: Afastamento do trabalho sobe 15% pela DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Afastamento do trabalho sobe 15% por dependência química


Assista a reportagem e tire suas dúvidas sobre direitos e deveres de um trabalhador dependente químico, como por exemplo, não perder o emprego por justa causa.

Com a colaboração da Professora Voluntária de nossa Instituição Alessandra A. Ramalho

Notícias Urgentes 2!




Sinaideq – Simpósio Nacional sobre internação em Dependência Química
A dependência química e a maneira como deve ocorrer a internação de dependentes são temas ainda muito polêmicos no Brasil e geram bastante dúvidas. Para tentar saneá-los e formar-se um consenso sobre a maneira correta da internação e tratamento dos dependentes, a Cury e Macedo Advogados, com o apoio da Federação Brasileira das Clínicas de Atenção a Dependentes Químicos (Febradeq), realiza o 1º Simpósio Nacional sobre Internação em Dependência Química – 1º Sinaideq.
O evento acontecerá, nos dias 22 e 23 de junho de 2012, no Hotel Michelangelo Plaza Inn, em São José do Rio Preto (região Noroeste do Estado de São Paulo) e contará com as principais autoridades no assunto como representantes do Ministério da Saúde, Direitos Humanos, Ministério Público, Anvisa, Senad, Comad, CFM, CFP, Secretaria de Segurança Pública, bem como médicos, juízes, psicólogos .
“O Simpósio se propõe a ser o fórum para discutirmos estes temas polêmicos e trazer soluções através das várias experiências dos participantes”, afirma o advogado Carlos José Barbar Cury, do escritório Cury e Macedo Advocacia, de Rio Preto, realizador do Simpósio, com o apoio da Febradeq.
O público-alvo desse grande evento são médicos, psicólogos e demais profissionais das clínicas de reabilitação para dependentes químicos, além de demais profissionais ligados à área.
I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE INTERNAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Data: 22 e 23 de junho de 2012
Sexta-feira – 22 de junho de 2012
Das 09h00 às 18h00
09h00 às 10h00
WELCOME COFFEE / CREDENCIAMENTO
10h00 às 12h00
CERIMÔNIA DE ABERTURA
12h00 às 13h00
ALMOÇO
13h00 às 13h40
Ações da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)
Deputado Estadual Donizete Braga
14h00 às 14h40
Sistema Criminal e a Lei de Drogas
Promotor Renato Marcão
15h00 às 15h40
O que a trajetória da luta antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica Brasileira nos ensina sobre o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas: A posição do CFP e a defesa dos direitos Humanos.
Elisa Zaneratto Rosa – Conselho Federal de Psicologia
16h00 às 16h40
Palestra 04
A confirmar
17h00 às 17h40
Palestra 05
A confirmar

Sábado – 23 de junho de 2012
Das 09h00 às 16h30
09h00 às 09h40
Palestra 01
Prof. Dr. Alfredo Toscano
10h00 às 10h40
Palestra 02
Deputado Federal Eleuses Vieira Paiva
11h00 às 11h40
Da Internação Compulsória
Promotor Claudio Santos de Moraes
12h00 às 13h00
ALMOÇO
13h00 às 13h40
Palestras 04
A confirmar
14h00 às 14h40
Palestras 05
A confirmar
15h00 às 15h40
Palestras 06
A confirmar
16h00
ENCERRAMENTO

CURRÍCULOS – PALESTRANTES
Palestrantes
Currículo
Elisa Zaneratto Rosa
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda em Psicologia Social na mesma Universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Sócio-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social sócio-histórica e saúde mental
Eleuses Vieira Paiva
Deputado Federal; Professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Chefe do Setor de Medicina Nuclear do Hospital de Base de São José do Rio Preto; Diretor do Serviço de Medicina Nuclear da Santa Casa de São José do Rio Preto; médico do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Sírio Libanês em São Paulo
Donisete Braga
Donisete Braga está no quarto mandato de deputado estadual. Iniciou sua vida política em Mauá, no Grande ABC paulista, onde foi vereador por duas vezes, sempre pelo PT, partido que ajudou a criar na região. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no biênio 2007/2009; foi presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e titular da Comissão de Constituição e Justiça. É autor de duas importantes leis que mudaram o zoneamento industrial da Região Metropolitana de São Paulo, permitindo a ampliação do setor industrial. É autor da lei que eliminou a cobrança de taxa pela emissão do diploma de faculdade. É também autor da Lei 10.959/01, que facilita o acesso de jovens de baixa renda às universidades, por meio de estágios remunerados. Seu trabalho pela juventude resultou na instalação da primeira faculdade pública do Grande ABC, a Fatec, em Mauá.  No início da atual legislatura, criou e vem coordenando os trabalhos da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
Donisete Braga é casado e tem dois filhos. Nasceu em 1967, em Flora Rica, região da Alta Paulista
Promotor Claudio Santos de Moraes
Formado pela FADIR – Faculdade de Direito Riopretense (atual Unirp), Promotor de Justiça desde maio 1985 e exerce as funções de Promotor de Justiça da Infância e da Juventude de SJRio Preto desde agosto de 1995.
Promotor Renato Marcão
Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo
Mestre em Direito Penal, Político e Econômico
Professor convidado no curso de pós-graduação em Ciências Criminais da Rede Luiz Flávio Gomes e em diversas Escolas Superiores do Ministério Público e da Magistratura
Membro da Associação Internacional de Direito Penal
Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
Membro do Instituto de Ciências Penais
Membro do Instituto Brasileiro de Execução Penal

Autor dos seguintes livros pela editora Saraiva:
1). Curso de Execução Penal, 10ª edição, 2012.
2). Tóxicos, 8ª edição, 2011.
3). Estatuto do Desarmamento, 4ª edição, 2012.
4). Crimes de Trânsito, 4ª edição, 2012.
5). Crimes contra a Dignidade Sexual, 1ª edição, 2011.
6). Crimes Ambientais, 1ª edição, 2011.
7). Prisões Cautelares, Liberdade Provisória e Medidas Cautelares Restritivas, 2ª edição, 2012.
8). Lei de Execução Penal Anotada, 4ª edição, 2012.
9). Execução Penal – Coleção Saberes do Direito; 1ª ed., 2011.

Coautor dos livros:
1). Notáveis do Direito Penal; Editora Consulex.
2). Comentários à Lei de Imprensa; Editora Revista dos Tribunais.
3). Comentários à Lei do Mandado de Segurança; Editora Revista dos Tribunais, 3ª edição, 2012.

Mais informações no site: http://febradeq.org.br/



Com a colaboração do Sr. Tadeu Luciano, Casa Dia Uberaba

Notícias Urgentes!

Está aberto o 5º Concurso de Redação do Senado Federal


O que é o Programa Senado Jovem Brasileiro?
O Programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Integram o Programa:
1.    O Concurso de Redação do Senado Federal
2.    O Projeto Jovem Senador

O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é "Meu município, meu Brasil". São convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.
Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País.
Além disso, os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.
As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação.
Seja um Jovem Senador e faça a diferença!

Podem participar do Concurso alunos de todas as escolas públicas estaduais e do Distrito Federal que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e tenham idade de 16 a 19 anos. Os 27 finalistas irão representar a sua unidade da Federação em Brasília no Projeto Jovem Senador.


Atenção: a faixa etária de 16 a 19 anos considera a idade até o dia 28 de setembro de 2012.
Inscrições prévias não são necessárias! Basta enviar a redação escolhida pela escola, juntamente com a ficha de inscrição para a sua respectiva Secretaria de Educação (confira o endereço para envio aqui) até o dia 31 de agosto de 2012.
Confira todos os itens relacionados ao Regulamento:
·         Da condição para participar
·         Das etapas do concurso
·         O Cronograma

Confira aqui as principais dúvidas sobre o Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal.
·         Como faço minha inscrição?
Posted by Angela Kulaif at 20:56

Outras oportunidades!

Seppir apoia 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial Data: 09/04/2012 Inscrições para as categorias professor e gestão escolar serão aceitas até 31 de maio, através do link http://www.ceert.org.br/pesquisa/formularios/premio_educar.php. Mais informações pelo telefone: 11 3804-0320. A iniciativa contempla duas categorias: professor e gestão escolar O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) lança a 6ª edição do Prêmio Educar para a… Saiba mais: http://asociedadecivil.blogspot.com.br/2012/04/ceert-lanca-6-edicao-do-premio-educar.html
· 
9/04/2012 19:37 Os estudantes de escolas públicas ou particulares interessados na política do Brasil têm a chance de serem deputados por uma semana. O programa Parlajovem , Parlamento Jovem Brasil 2012, permite que os estudantes selecionados possam simular a jornada de trabalho dos deputados federais, passando por todas as etapas do processo legislativo. As inscrições para participar do Parlajovem já estão abertas. O evento ocorre anualmente na Câmara e vai selecionar 78 jovens de todos os… Saiba mais: http://asociedadecivil.blogspot.com.br/2012/04/parlajovem-abre-inscricoes-para.html

A Fundação Abrinq – Save the Children, em parceria com a The Walt Disney Company Latin America e a Youth Service America (YSA), inicia a ação Amigos Transformando o Mundo para apoiar projetos de crianças e adolescentes voltados para preserva ção do meio ambiente no Brasil. O objetivo é demonstrar como pequenas ações sustentáveis podem gerar grandes mudanças, ou seja, que se destaquem por sua criatividade e seu compromisso com o planeta. Serão selecionadas 5 iniciativas, e cada uma ... Saiba mais: http://asociedadecivil.blogspot.com.br/2012/04/fundacao-abrinq-e-disney-selecionam.html


Agradecemos ao Presidente da Casa Dia, Tadeu Luciano, pela preciosa informação!
Grande Abraço da Equipe BCDUR

Palavra do Dia

Romanos 8
1) PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2) Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3) Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4) Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5) Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6) Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7) Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8) Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10) E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11) E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12) De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13) Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14) Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Reflexão Diária

Agradando pessoas                13 de abril

“(...) comportamento em busca de aprovação nos levou
mais longe na nossa adicção”.

                                  
Texto Básico, p. 15

v 

Quando outras pessoas aprovam o que fazemos ou dizemos, nos sentimos bem; quando elas desaprovam, nos sentimos mal. Suas opiniões sobre nós, e como estas opiniões nos fazem sentir, podem ter um valor positivo. Por nos trazerem a confiança de estarmos traçando o rumo certo, elas nos encorajam a continuar nossa jornada. “Agradar pessoas” é algo totalmente distinto. Nós “agradamos pessoas” quando fazemos coisas, certas ou erradas, expressamente para conseguir a aprovação de outra pessoa.
Baixa auto-estima pode nos fazer pensar que precisamos da aprovação de outra pessoa para nos sentirmos bem a nosso respeito. Fazemos tudo aquilo que achamos que será necessário para que nos digam que somos legais. Sentimo-nos bem por um momento. E aí começamos a passar mal. Tenteando agradar a outra pessoa, diminuímos a nós mesmos e a nossos valores. Nós nos damos conta de que a aprovação de outra pessoa não irá preencher o vazio dentro de nós.
A satisfação interior que procuramos pode ser encontrada fazendo as coisas certas pelos motivos certos. Quebramos o ciclo do agrado de pessoas quando paramos de agir somente para conseguir o reconhecimento de outros e começamos a agir de acordo com a vontade de nosso Poder Superior para conosco. Quando o fazemos, podemos ser agradavelmente surpreendidos ao descobrir que as pessoas que realmente contam em nossas vidas vão aprovar ainda mais nosso comportamento. Acima de tudo, porém, nós nos aceitamos.

v 

Só por hoje: Poder Superior ajude-me a viver de acordo com os princípios espirituais. Somente assim poderei me aceitar.