segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto Economia Informal dá seus primeiros passos: Uma residente!

“Ter meu ‘próprio negócio’ favorece minha renda e me ajuda a trabalhar meu ‘eu’, quando administro minha própria vida, me dando mais segurança, a qual eu tinha perdido durante a época do uso”. Essas são palavras de uma de nossas residentes, a qual chamaremos Mel, para respeitar seu anonimato.
A economia informal é uma das fases da reinserção social, quando, como no caso de Mel, lhe dá a possibilidade se vender produtos á outras pessoas, fora da Casa e até mesmos ás residentes, dando-lhe completa responsabilidade em como pagar fornecedores, receber produtos e oferecer aos clientes.
Acompanhada de perto pela coordenadora e pela facilitadora do programa, o projeto visa capacitar e interagir com a residente, fortalencendo laços antes quebrados, como a problemática do dinheiro, antes desviado para o consumo arbitrário de álcool e drogas e que hoje tem sido um meio de garantir o seu desempenho de forma satisfatória, o que, de acordo com a própria residente, fortaleceu o processo de auto-confiança e de capacidade de vencer medo e superar muitos tabus, inclusive até acentuado pela própria sociedade em que vivemos.

Autoras: Alessandra Ramalho e Valéria Guimarães
Fonte: Jornal Casa Dia Uberaba Impresso - nº001
Abril de 2012

Projeto de Reinserção Social é SUCESSO na Casa Dia!

Quatro empregos formais com carteira assinada!

“Esta é uma das bases da Clínica Terapêutica: junto com a Espiritualidade, acreditamos que estruturar o residente para caminhar fora da clínica seja a pedra fundamental da recuperação com qualidade de vida. Estar atento ao que o mercado de trabalho desenvolve é ser capaz de levar o residente a  buscar seus interesses pessoais.
Nesta etapa é importante o apoio e financiamento da família para que sua reintegração social aconteça. Leva-lo a conhecer os espaços de trabalho, ir até os sistemas de emprego, reorganizar documentos pessoais, monitorar as atividades, ter sua carteira de trabalho, e estar inserido formalmente em empresas e escolas comuns à sociedade, despertando-o para as diversas possibilidades de concursos, cursos, espaços de lazer e cultura. Todos esses aspectos são necessários para sua reintegração social e comunitária.”


Autoras: Alessandra Ramalho & Valéria Guimarães
Fonte: Jornal Casa Dia Impresso - Jornal Informativo nº 001 - Abril/2012

Palavra do Dia - Apocalipse 22

O livro da vida
1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.
3 Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,
4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome.
5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
Jesus vem!
7 Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.
9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.
12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.
14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.
18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.
20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.
21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Reflexão Diária (NA)

Deus de nossa própria compreensão              23 de abril

“Muitos de nós compreendem Deus, simplesmente, como
 sendo aquela força que nos mantém limpos.”

                                            
        Texto Básico, p. 27

v 


 Alguns de nós entram em recuperação com uma compreensão prática de um Poder Superior. Para muitos de nós, entretanto, “Deus” é uma palavra problemática. Podemos duvidar da existência de qualquer tipo de Poder maior do que nós mesmos. Ou podemos relembrar experiências desconfortáveis com religião e nos afastarmos das “histórias de Deus”.
Em recuperação, recomeçar significa também que podemos recomeçar nossa vida espiritual. Se não estamos confortáveis com o que aprendemos, quando estávamos crescendo, podemos tentar uma abordagem diferente em relação a nossa espiritualidade. Não temos que entender tudo de uma vez ou achar as respostas para todas as nossas questões de uma só vez. Às vezes, basta saber somente que outros membros de NA acreditam e que suas crenças ajudam a mantê-los limpos.

v 

Só por hoje: Tudo que tenho que saber sobre meu Poder Superior, agora, é que este é um Poder que me ajuda a me manter limpo.

Desejamos a todos/as excelente semana!
Equipe BCDUR