quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudo Bíblico - O Coração

Provérbios 4.23

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”

DEFINIÇÃO DE CORAÇÃO. O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como este centro; “dele procedem as saídas da vida (Pv 4.23; cf. Lc 6.45). Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição (ver Mc 7.20-23).
1.     O coração é o centro do intelecto. As pessoas sabem as coisas em seus corações (Dt 8.5), oram no coração (1 Sm 1.12,13), meditam no coração (Sl 40,2), guardam as palavras da sabedoria no coração (4.21), pensam no coração (Mc 2.8), duvidam no coração (Mc 11, 23), conferem as coisas no coração (Lc 2.19), crêem no coração (Rm 10.9) e cantam no coração (Ef 5.19). Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente.
2.     O coração é o centro das emoções. A Bíblia fala a respeito do coração alegre (Êx 4.14), do coração amoroso (Dt 6.5), do coração medroso (Js 5.1), do coração corajoso (Sl 27.14), do coração arrependido (Sl 51.17), do coração ansioso (12.25), do coração irado (19.3), do coração avivado (Is 57.15), do coração angustiado (Jr 4.19; Rm 9.2), do coração gozoso (Jr 15.16), do coração pesaroso (Lm 2.18), do coração humilde (Mt 11.29), do coração ardente pela Palavra do Senhor (Lc 24.32) e do coração perturbado (Jo 14.1). Todas essas atitudes do coração são, antes de tudo, de natureza emocional.
3.     Por fim, o coração é o centro da natureza humana. Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena (Êx 4.21), do coração submisso a Deus (Js 24.23), do coração que decide fazer algo para Deus (2 Cr 6.7), do coração que se dedica a buscar o Senhor (1 Cr 22.19), do coração que deseja receber as bênçãos do Senhor (Sl 21.1-3), do coração inclinado aos estatutos de Deus (Sl 119.36) e do coração que deseja fazer algo pelos outros (Rm 10.1). Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.

A NATUREZA DO CORAÇÃO DISTANTE DE DEUS. Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do crescimento do bem e do mal, sua decisão afetou horrivelmente o coração humano, o qual ficou repleto de maldade. Desde então, segundo o testemunho de Jeremias: “Enganoso é o coração, mas do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Jesus confirmou a descrição de Jeremias, quando disse que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei cerimonial, mas, sim, a obediência às inclinações malignas alojadas no coração tais como “os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7.21,22). Jesus expôs a gravidade do pecado no coração ao declarar que o pecado da ira é igual ao assassinato (Mt 5.21,22), e que o pecado da concupiscência é tão grave como o próprio adultério (Mt 5.27,28; ver Êx 20.14; Mt 5.28).

Um coração entregue à prática da iniqüidade corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a palavra de Deus e a obedecer ao que Deus ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu coração, verá que, depois, Deus endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo (ver Êx 7.3; Hb 3.8). O principal exemplo bíblico desse fato é o coração de Faraó, na ocasião do êxodo (Êx 7.3, 13, 22, 23; 8.15,32; 9.12; 10.1; 11.10; 14.17). Paulo viu o mesmo principio geral em ação na sociedade ímpia da presente era (cf. Rm 1.24,26,28) e predisse que também ocorreria o mesmo fato nos dias do anticristo (2 Ts 2.11,12). O livro aos Hebreus contém muitas advertências ao crente, no para que não endureça o seu coração (e.g., Hb 3.8-12). Todo aquele que persistir na rejeição da Palavra de Deus, terá por fim um coração endurecido.

O CORAÇÃO REGENERADO. A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela Fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.
1.     A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo coração, se arrepende e confessa que Jesus é o Senhor (Rm 10,.9) nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo (cf. Sl 51.10; Ez 11.19)
2.     No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lO e de obedecê-lO. Repetidas vezes, Deus realça diante do Seu povo a necessidade do amor que provém do coração (ver Dt 4.29; 6.6). Tal amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua Lei (cf. Sl 119.34, 69,112). Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a Lei de Deus (Mt 22.37-40).
3.     O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência. Repetidas vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios; ver Is 1.10-17; Nm 5.21-26; Dt 10.12). A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenado por Nosso Senhor (ver Mt 23.13-28; ver Lc 21.1-4)
4.     Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo coração (Sl 9.1), medita no coração (Sl 19.14), clama a Deus do coração (Sl 84.2), busca a Deus de todo o coração (Sl 119.2,10), oculta a Palavra de Deus no teu coração (Sl 119.11; ver Dt 6.6), confia no Senhor de todo o coração (3.5), experimenta o amor de Deus derramado em seu coração (Rm 5.5) e canta a Deus no seu coração (Ef 5.19; Cl 3.16).


Agradecemos a colaboração da
Psicóloga Esp. Valéria Guimarães e da
Profa. Esp. Alessandra Ramalho.

Mensagem do Dia - PAI NOSSO!!!!! Oremos:



Essa é uma singela homenagem ao Homem que, apesar do meus defeitos, das pessoas que me querem mal, não tem me deixado só e Sua mão não tem se soltado da minha!
Te amo, meu querido e amado Salvador:   
                               JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

Alessandra A. Ramalho

Palavra do Dia - I Samuel 3

Samuel chamado pelo Senhor
1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.
2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado ne seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver),
3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,
4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.
5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou.
6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te.
7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.
8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.
9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.
10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.


Feliz Quarta Feira a todos/as!
Equipe BCDUR

Reflexão Diária (NA)

Escreva!                  9 de maio

“Nós nos sentamos com um bloco, pedimos orientação,
pegamos a caneta e começamos a escrever”.

Texto Básico, p. 32

v 

Quando estamos confusos ou com dor, nosso padrinho ou madrinha, às vezes, nos diz para “escrever sobre isso”. Embora possamos resmungar enquanto procuramos o caderno, sabemos que irá ajudar. Ao colocar tudo no papel, nos damos à oportunidade de procurar o que está nos incomodando. Sabemos que o podemos chegar ao fundo de nossa confusão e descobrir o que está realmente causando dor quando começamos a escrever.
Escrever pode ser recompensador, especialmente quando trabalhamos através dos passos. Muitos membros mantêm um diário. Apenas pensar sobre os passos, ponderando seu significado e analisando seu efeito, não é suficiente para muitos de nós. Há alguma coisa sobre o ato físico que ajuda a fixar os princípios da recuperação em nossas mentes e corações.
As recompensas que encontramos através do simples ato de escrever são muitas. Clareza de pensamento, chaves para lugares trancados dentro de nós e voz da consciência é apenas algumas. Escrever nos ajuda a sermos honestos conosco. Nos sentamos, acalmamos nossos pensamentos e escutamos nossos corações. O que ouvimos na quietude são as verdades que colocamos no papel.


v 

Só por hoje: Uma das maneiras pela qual eu posso buscar a verdade em recuperação é escrevendo. Vou escrever sobre minha recuperação hoje.