segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENTREVISTA DO DIA - CASA DIA & FOTOS ATUAIS

BCDUR - Qual o papel da Família no processo de recuperação de um residente?

“Quando a família acredita que ela tem um papel e uma função específica, ela está disposta apenas a cumprir uma tarefa. Aqui na Casa Dia o mais importante é que ela defina se acredita no crescimento do residente - caso isso seja verdadeiro, ela então irá se engajar neste processo. Isso implica numa atitude positiva de intervenção, de acompanhamento, de interesse, de motivação e até mesmo na disponibilidade de financiamento ao que será traçado no plano terapêutico.
A família sai da posição de observadora para a posição de colaboradora.
Atualmente, as famílias tem a expectativa de transferir essa responsabilidade para os locais ditos de tratamento, como se fosse possível entregarmos “uma pacote pronto e arrumado” de volta a convivência familiar.
Aqui, busco a definição se a família quer ou não estar em relacionamento próximo com o residente; se quer assumir de novo a vida em contato com ele.
Esta definição é importante para delinear as próximas etapas de tratamento.”

Valéria Guimarães Rezende da Cunha – Psicóloga Especialista em Atendimento á Usuário de Álcool e Outras Drogas, Terapia de Família e de Casal e Política; exerce atividades na Casa Dia Uberaba desde Julho de 2000.

Palavra do Dia

Efésios 4; 22 ao 32
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Reflexão Diária


                          Deixando-se levar - 9 de abril


“Aprendemos a experimentar sentimentos e compreendemos que não
nos podem prejudicar, se não agirmos em função deles”.
                                  
IP Nº 16, “Para o recém-chegado”

v 

Muitos de nós chegamos a Narcóticos Anônimos com algo menos do que um esmagador desejo de para de usar. Claro, as drogas estavam causando problemas e queríamos nos ver livres dos problemas, mas também queríamos ficar alterados. Finalmente, entretanto, vimos que não poderíamos ter uma coisa sem a outra. Embora quiséssemos realmente ficar com o humor alterado, não usávamos; não estávamos dispostos a pagar este preço nunca mais. Quanto mais tempo ficávamos limpos e trabalhávamos o programa, mais liberdade experimentávamos. Mais cedo ou mais tarde, a compulsão de usar foi retirada de nós completamente, e ficamos limpos porque queríamos viver limpos.
Os mesmos princípios aplicam-se para outros impulsos negativos que possam nos contaminar. Podemos sentir vontade de fazer alguma coisa destrutiva, somente porque queremos fazer. Já fizemos isto antes, e algumas vezes pensamos que nos saímos bem, mas nem sempre isso aconteceu. Se não tivermos dispostos a pagar o preço por agir em função destes sentimentos, não temos porque fazê-lo.
Isso pode ser difícil, talvez tão difícil quanto for ficar limpo no começo. Mas outros sentiram do mesmo jeito e encontraram a liberdade de não agir em função de seus impulsos negativos. Partilhando sobre isso e procurando a ajuda de outras pessoas em recuperação e um Poder maior do que nós podemos nos abster de qualquer compulsão destrutiva.
v 

Só por hoje: Posso viver meus sentimentos. Com a ajuda de meu padrinho/madrinha, meus amigos de NA e meu Poder Superior, eu estou livre para não me deixar levar por meus sentimentos negativos.