sexta-feira, 4 de maio de 2012

ENTENDA o novo cálculo da poupança!

Veja abaixo os principais pontos da mudança no cálculo da poupança

1. Como é a remuneração da poupança hoje?
O dinheiro depositado nas cadernetas é corrigido mensalmente pela variação da Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês de juros. Criada em 1991, a TR é calculada a partir da remuneração mensal média de impostos, depósitos a prazo dos bancos e títulos públicos. Um depósito feito em 3 de maio de 2011 rendeu 7,47% nos últimos 12 meses.

2.Qual é a nova regra de remuneração?
A remuneração de novos depósitos ou novas cadernetas seguirá a variação da taxa básica de juros (Selic), definida pelo Banco Central. Se a Selic cair para 8,50% ou menos, o saldo da poupança será corrigido por 70% da taxa básica, acrescida da variação da TR.

3. O que acontece se a Selic ficar acima de 8,50%?
Se a taxa básica de juros ficar acima de 8,50%, o rendimento da poupança segue a regra atual de correção: 0,50% ao mês, mais a variação da TR. Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. O mercado acredita que o juro pode cair para 8,50% em maio ou julho.

4. A nova regra afeta as cadernetas antigas?
Não. Somente os novos depósitos ou cadernetas abertas a partir do dia 4 de maio (sexta-feira). Os saldos registrados até o final do expediente bancário desta quinta-feira seguem sendo corrigidos pela regra antiga.

5. A nova remuneração vale a partir de quando?
A partir desta sexta-feira, todos os depósitos ou cadernetas abertas já estarão sujeitos à nova regra de remuneração.

6. A caderneta deixará de ser isenta do Imposto de Renda?
Não. A isenção do imposto continua valendo na nova regra.

7. Por que o governo definiu que a remuneração da caderneta será equivalente a 70% da taxa básica?
Historicamente, a caderneta de poupança nunca pagou mais do que o equivalente a 70% da taxa básica de juros.

8. Quem define a taxa básica de juros?
A Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O porcentual definido na reunião servirá de baliza para a remuneração da poupança no dia seguinte ao da decisão. O Copom se reúne de 45 em 45 dias. São oito encontros por ano.

9. A liquidez da caderneta será alterada?
Não. A liquidez diária continua valendo dentro da nova regra de remuneração.

Agradecemos a profa. Esp. Alessandra A. Ramalho pela colaboração e ao site Msn/Hotmail.

Notícias da Atualidade - Mudança na poupança começa a valer nessa sexta para novos depósitos

O rendimento da caderneta de poupança ganha cara nova a partir desta sexta-feira. O ganho da aplicação financeira mais popular do País passará a ser um porcentual da taxa básica de juros e não mais um valor fixo. A mudança não afetará as poupanças antigas, apenas as que forem abertas agora ou novos depósitos nas contas já existentes. A medida abrirá espaço para o Banco Central continuar a reduzir os juros como defende a presidente Dilma Rousseff.
Pela nova regra de remuneração, o dinheiro depositado na poupança será corrigido mensalmente pelo equivalente a 70% da taxa básica de juros mais a variação da Taxa Referencial (TR). Isso valerá sempre que a Selic estiver em 8,50% ao ano ou em patamar menor. Se a taxa estiver acima disso, o rendimento continuará sendo o atual: 0,5% ao mês mais a variação da TR.
A nova fórmula de remuneração das cadernetas foi aprovada ontem pela presidente Dilma, depois de uma longa reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio da Alvorada.
Na avaliação do titular da Fazenda, a mudança na caderneta deve ser entendida como uma 'reforma estruturante', que irá reduzir os entraves para a queda da taxa básica de juros. Como a remuneração atual da poupança é fixa, o juro pago ao poupador acaba servindo como um piso para a Selic, que atualmente está em 9% ao ano. Pelas regras vigentes, a poupança paga hoje o equivalente a 6,17% por ano.
Entraves
'O Estado brasileiro está num processo de mudança, para que se tenha um desenvolvimento sustentável. Os alicerces estão sólidos: inflação sob controle, solidez fiscal, redução da dívida publica, segurança jurídica dos contratos', disse Mantega, ao receber o Estado em seu gabinete para explicar a medida. 'Precisávamos reduzir os entraves para a queda da taxa básica de juros', acrescentou.
Uma das preocupações do governo, que justificam a mudança nas regras de remuneração da caderneta, é o efeito que a manutenção de um ganho fixo para essa aplicação teria sobre os fundos de investimento, que pagam, normalmente, índices próximos a Selic. Sem alterações na caderneta e com a continuação dos cortes da taxa básica, poderia haver uma grande migração de recursos dos fundos para a poupança.
O próprio governo poderia ser um dos prejudicados com esse movimento, uma vez que os fundos de investimentos são grandes compradores de títulos públicos, ou seja, o Tesouro Nacional teria dificuldades de financiar sua dívida.
Data de corte
Todos os depósitos em caderneta efetuados até o final do expediente bancário desta quinta-feira seguirão a regra de remuneração antiga. Mas a partir desta sexta-feira, o dinheiro que for colocado na caderneta passará a seguir a nova fórmula. Segundo Mantega, os bancos indicarão no extrato das cadernetas o volume de recursos que seguirão as regras antigas e o dinheiro que será corrigido pelo novo modelo. O ministro fez questão de frisar que o governo continuará isentando os depósitos em caderneta do pagamento do imposto de renda.
A decisão de fixar em 70% a fatia da Selic que servirá de base para corrigir os saldos das cadernetas não foi aleatório. Segundo Mantega, o rendimento da poupança nunca foi superior a esse patamar, por isso, a equipe econômica considerou acertado manter esse teto.
A taxa de juros que servirá de referência para remuneração da poupança é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Composto pelos diretores do BC, o grupo tem reuniões de 45 em 45 dias, quando avaliam as projeções para a inflação e definem qual deve ser o patamar de juros que irá garantir que os preços sigam dentro da meta definida pelo governo.
A próxima reunião do Copom acontecerá nos dias 29 e 30 de maio. Analistas do mercado financeiro estimam que a taxa básica pode ser reduzida novamente. Desde agosto do ano passado, os diretores do BC iniciaram um ciclo de corte da Selic, que caiu neste período de 12,5% para 9% ao ano.

Agradecemos a Profa. Esp. Alessandra A. Ramalho pela colaboração e ao site Msn/hotmail

Mensagem do Dia - Esperança!

 
 
" Quero, sem medo entregar meus projetos, deixar-me
      guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim"

Aceitar-se como um ser humano cheio de limites e fraquezas,é sinal de equilíbrio, paz consigo mesmo, e caminho para a felicidade...
Não permita que suas dificuldades se transformem em amargura!
A amargura vai matando aos poucos, mas DEUS é capaz de restaurar.

  ... " vinde vós que estais cansados, porque vos aliviarei ,sou o Pai da
      Misericórdia, quero habitar definitivamente em vossos corações,
        para encoraja-lo para a luta"...

 Quais são os  seus desafios para hoje?
 Procure não perder o ponto de partida, não perder o referencial do que é mais importante para você...
DEUS investiu muito em você, porque sabe realmente o valor que você tem...
ELE planejou você para um propósito especial, que só você pode realizar..
Acredite, DEUS acredita na sua capacidade  e coragem de lutar até vencer ...
E a maneira mais sensata de esperarmos  pelo milagre,
é fazendo a parte que nos cabe...
É importante cultivar pequenas conquistas, para que as maiores,
nos venham naturalmente! 
Devemos entrar no exercício, de constantemente repensar a vida...
Somos nós quem escrevemos nossa  história...
E essa História deve ser a mais Linda!
...vou cantando minha  história, profetizando
que eu posso tudo posso, em JESUS ...  

                 Pe. Fábio de Melo

                                           
                                           Agradecemos a colaboração de nossa residente Mel.

CURSO PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO - SENAD - inscrições até 07/05/12

Objetivos do Curso

OBJETIVO GERAL
  •  Capacitar os profissionais das indústrias/empresas brasileiras, públicas e privadas, com conhecimentos técnico-científicos atualizados sobre drogas, tipos de uso, efeitos, modelos de prevenção e tratamento, entre outros, visando ao desenvolvimento de habilidades para lidar com os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • A instrumentalização de profissionais de diversas áreas das indústrias/empresas para que exerçam uma postura assertiva e não preconceituosa frente ao tema drogas, de modo a abordarem adequadamente as questões de prevenção, identificação e encaminhamento de usuários e/ou dependentes para programas de tratamento e readaptação profissional.
  • O entendimento, no âmbito das indústrias/empresas, das políticas, sistemas e legislação referentes ao consumo de drogas e suas consequências relacionadas ao ambiente de trabalho, possibilitando a criação de uma Política interna sobre drogas nas indústrias/empresas em consonância com a Política Nacional sobre Drogas (PNAD).
  • O fornecimento de subsídios para que os profissionais das indústrias/empresas possam atuar como agentes de prevenção, no ambiente de trabalho e na comunidade, possibilitando a identificação e encaminhamento adequado de usuários e dependentes para a rede de atenção e tratamento.

Agradecemos a colaboração do Professor Mscdo. Tadeu Luciano Pereira

Palavra do Dia - Hebreus 12

1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado;
5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;
6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?

Reflexão Diária (NA)

4 de maio               “E o recém-chegado”

"Cada grupo tem apenas um único propósito primordial –
levar a mensagem ao adicto que ainda sofre ”.

Tradição Cinco

v 

     Nosso grupo de escolha significa muito para nós. Afinal de contas, onde estaríamos sem nossa reunião predileta de NA? Nosso grupo às vezes patrocina piqueniques e outras atividades. Freqüentemente, os membros de nosso grupo de escolha se juntam para ver um filme ou jogar boliche. Todos nós fizemos boas amizades através de nosso grupo de escolha e não trocaríamos aquele calor por nada no mundo.
Mas, de vez em quando, temos que fazer um inventário sobre o que nosso grupo está fazendo para realizar seu propósito primordial – levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. Às vezes, quando vamos a nossas reuniões, conhecemos quase todo mundo e nos contagiamos pelo riso e divertimento. Mas, e o recém-chegado? Lembramos de dar boas-vindas para aqueles que visitam nosso grupo?
O amor encontrado nas salas de Narcóticos Anônimos nos ajuda a nos recuperar da adicção. Mas, uma vez que tenhamos ficado limpos, temos que nos lembrar de dar a outros o que nos foi dado livremente. Precisamos nos aproximar do adicto que ainda sofre. Afinal, “o recém-chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião”.

v 

Só por hoje: Eu sou grato pela irmandade calorosa que encontrei em meu grupo de escolha. Vou estender minha mão para o adicto que ainda sofre, oferecendo a mesma irmandade para outros.

E a você nosso/a recém chegado/a seja muito bem vindo/a! Essa “casa” também é sua! Só Por Hoje Funciona!