quinta-feira, 31 de maio de 2012

MENSAGEM DO DIA



E dize-lhe: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias. Isaías 7:4
Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 1 Coríntios 16:13

 

REFLEXÃO DO DIA

                                        Meditação Diária

                        Narcóticos Anônimos • Comitê de Serviço de Área • São Paulo • 2010
                        31 de maio
                        Mantendo a simplicidade
                       "Não só vivemos um dia de cada vez, como também de momento em momento.       Quando paramos de viver aqui e agora, nossos problemas são aumentados exageradamente."
     Texto Básico, pág. 108
    A vida quase sempre parece complicada de entender, especialmente para aqueles de nós que nos esquivamos por tanto tempo. Quando paramos de usar drogas, muitos de nós ficamos cara a cara com um mundo que era confuso, até mesmo aterrador. Olhar a vida e todos os seus detalhes, tudo de uma vez, pode ser arrasador. Finalmente, pensamos que talvez não possamos lidar com nossas vidas e que é inútil tentar. Estes pensamentos alimentam a si próprios e em pouco tempo estamos paralisados diante da imagem complexa da vida.

    Felizmente, não temos que resolver tudo ao mesmo tempo. Solucionar um problema simples parece possível; então, enfrentamos um de cada vez. Nos ocupamos de cada momento quando ele acontece e nos ocupamos do próximo momento quando ele chega. Aprendemos a ficar limpo só por hoje, e cuidamos de nossos problemas da mesma maneira. Quando vivemos a vida a cada momento, ela não parece tão terrível. Entre um momento e outro, podemos ficar limpos e aprender a viver.

Só por Hoje: Eu vou manter a simplicidade vivendo apenas este momento. Hoje, vou me ocupar apenas com os problemas de hoje; vou deixar os problemas de amanhã para amanhã.

REPORTAGEM DO DIA

                                        FALANDO DE SUCESSO NAS RELAÇÕES

    É importante saber os erros que não devemos cometer nas nossas relações, mas se quisermos dar um passo à frente, que nos permita controlar e dirigir a nossa vida, temos que agir de forma proativa, ou seja, temos que nos antecipar nos acontecimentos, para influir neles e não deixar que a sorte ou as circunstâncias determinem o sucesso ou o fracasso.
   O sucesso nas relações afetivas depende, em grande medida, da nossa atuação. Algumas pessoas acham essa afirmação estranha, pois pensam, com razão, que uma relação afetiva depende de duas pessoas. Apesar desse princípio, com o qual concordamos plenamente, não é menos certo o fato de que cada um controla o que faz e pode influir em alguns dos comportamentos do outro – em alguns comportamentos, repetimos, não em todos.
  Consequentemente mediremos o sucesso em função do nosso comportamento e da incidência que tivemos nas áreas em que podemos influir; daí deduziu que, se tivermos feito bem a nossa parte, teremos alcançado o máximo que podemos obter na nossa influência. Por exemplo: se o nosso parceiro fuma bastante, e apesar da nossa ajuda, não para, o fracasso não será nosso: nós podemos ajudá-lo, mas não podemos deixar de fumar por ele.
  Nesses casos, em que há comportamentos que perturbam, condicionam e tornam impossível uma boa relação a dois, o sucesso será romper essa relação, que só provoca um sofrimento tão intenso como desnecessário.
  A maioria dos conflitos e das divergências pode ser evitada quando os dois membros do casal se sentem ouvidos e respeitados em suas opiniões e crenças.
  O sucesso consiste em agir de forma adequada em cada momento. A ruptura ou rompimento de uma relação frustrante ou impossível significa um sucesso na conquista da independência, da estabilidade e do equilíbrio emocional da pessoa que sofre com essa relação condenada ao fracasso.
  A forma de nos comunicarmos pode constituir o nosso principal tesouro ou a nossa maior desgraça.
  Precisamos falar de forma positiva e expressar nossos sentimentos com afeto. Este comportamento já nos aproxima do sucesso em nossas relações.


(*) Psicóloga clínica
sandrasba@uol.com.br