domingo, 6 de maio de 2012

Jovens já são 20% dos AA.

Em cada grupo de 25 a 30 pessoas de Alcoólicos Anônimos, pelo menos cinco são jovens.

O número de jovens alcoólatras, entre 18 e 24 anos, vem aumentando drasticamente em Porto Alegre. A cada grupo de 25 a 30 pessoas frequentadoras dos encontros de Alcoólicos Anônimos, pelo menos cinco são jovens em busca de ajuda, o equivalente a quase 20% dos integrantes.
De acordo o conselheiro da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas, Sérgio de Paula Ramos, uma pesquisa recente revelou que cerca de 90% dos menores de idade afirmaram já terem consumido bebida alcoólica.
“Quando o álcool é ingerido antes dos 13 anos, a chance é dobrada deste cidadão tornar-se um alcoolista”, explicou o psiquiatra. Segundo ele, as propagandas que associam a cerveja com futebol e alegria, e a omissão do poder público quanto ao assunto são os principais fatores que estimulam os jovens.
Para um dos integrantes do Alcoólicos Anônimos, que usa o codinome de Gaspar, a luta contra o álcool começou aos 11 anos. “Logo que entrei no AA assumi a política do grupo: só por hoje eu não vou beber o primeiro trago. Desde então, 18 anos já se passaram na abstinência”, revelou Gaspar.
“Mesmo assim, tenho consciência de que não estou curado, é preciso acompanhar o AA pela vida inteira”, completou.
Alcoólicos Anônimos é um grupo que reúne homens e mulheres para alcançar e manter a sobriedade. Na capital são 40 grupos de AA que atendem em torno de mil alcoólatras em reuniões diárias, realizadas no turno da noite. Para fazer parte do grupo, basta o desejo de parar de beber, sem necessidade de taxas, no telefone (51) 3226- 0618. Familiares de alcoolistas também recebem auxílio em grupos de acolhimento de Al Anon no telefone (51) 3311-6315.
Como perceber?
Beber diariamente qualquer tipo de bebida alcoólica, causar problemas para os outros e não conseguir parar são sinais de que você precisa de ajuda.
Um terço é mulher
Um terço dos frequentadores de AA é do sexo feminino. O número de mulheres consumidoras de álcool tem sido maior que o de homens. De acordo com o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, mulheres consumem mais álcool até mesmo na adolescência. “O corpo feminino não está preparado para uma grande quantidade de álcool, o que enfraquece sua saúde”.

Notícias da Atualidade - Para médico, prevenção às drogas começa em casa

Criada há menos de um ano, a Coordenação de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo (Coed) procura investir não só em tratamentos, mas em prevenção para evitar o acesso das pessoas aos entorpecentes.

O órgão é subordinado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O coordenador do núcleo, o médico Luiz Alberto Chaves de Oliveira, bastante conhecido como Laco, afirma que, para acabar ou diminuir com o problema, “a prevenção começa em casa”.
Segundo ele, não só drogas como maconha, cocaína e crack fazem mal. O álcool também. “Começa com um churrasco em casa, uma festa da igreja, um evento. É um problema complexo e essa complexidade tem que ser compreendida e trabalhada”, afirma. Laco esteve sexta-feira em Araçatuba para participar do Encontro Regional de Políticas sobre Drogas, realizado na Câmara Municipal. Além dele, outros palestrantes falaram sobre o problema.
Araçatuba foi a quarta cidade a participar do encontro, promovido pela Câmara em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Entre as ações promovidas pela Coordenação, está a lei antiálcool para menores, que entrou em vigor ano passado. Laco foi também um dos responsáveis pela Operação Cracolândia, no início deste ano, em São Paulo.


Agradecemos a Febradeq pela colaboração na reportagem

Palavra do Dia - Hebreus 4:1 ao 12

O prometido repouso para o povo de Deus
1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.
2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.
3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo;
4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;
5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia.
9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.
10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.
11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Reflexão Diária (N.A.)

6 de maio          Já estamos nos divertindo?

"Com o tempo, conseguimos relaxar e apreciar
a atmosfera de recuperação”.

Texto Básico, p. 60

v 

     Imagine o que aconteceria se um recém-chegado entrasse em uma de nossas reuniões e encontrasse um grupo de gente carrancuda, se agarrando às cadeiras, com os dedos crispados. Este recém-chegado provavelmente sairia correndo, talvez murmurando: “Pensei que pudesse largar as drogas e ser feliz”.
Felizmente nossos recém-chegados geralmente encontram um grupo de rostos amigáveis e sorridentes, que obviamente estão bastante contentes com a vida que encontraram em Narcóticos Anônimos. Isto traz muita esperança! Um recém-chegado, cuja vida tem sido mortalmente séria, se sente fortemente atraído por uma atmosfera de riso e relaxamento. Vindo de um lugar onde tudo é levado exageradamente a sério, onde o desastre espera a cada esquina, é bem-vindo o alívio de entrar em uma sala e encontrar pessoas que geralmente não levam a si mesmas tão a sério e que estão prontas para algo maravilhoso.
Aprendemos a ficar mais leve em recuperação. Rimos do absurdo que é nossa adicção. Nossas reuniões – aquelas cheias de ruídos vivos e alegres de café coando, cadeiras arrastando e adicto rindo – são os locais de encontro onde nós damos as primeiras boas-vindas a nossos recém-chegados e fazemos com que saibam que agora, sim, estamos nos divertindo.

v 

Só por hoje: Eu posso rir de mim mesmo. Posso receber uma piada. Vou ficar leve e me divertir hoje.


Feliz Domingo a todos/as!
Equipe BCDUR