quarta-feira, 2 de maio de 2012

Palavra do Dia - I Timóteo 4

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,
3 proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade;
4 pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças;
5 porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas.
6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido;
7 mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.
8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.
9 Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação.
10 Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.
11 Manda estas coisas e ensina-as.
12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
13 até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.
14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.
15 Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.
16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Reflexão Diária (NA)


2 de maio                                       “Talvez...”

"Mais do que qualquer outra coisa, uma atitude de indiferença ou intolerância
 com os princípios espirituais irá detonar nossa recuperação”.

Texto Básico, p. 19

v 

     Quando viemos pela primeira vez a NA, muitos de nós tivemos grande dificuldade em aceitar os princípios espirituais que são à base deste programa – e por boas razões. Não importa quanto tentamos controlar nossa adicção, nos encontramos impotentes. Ficávamos com raiva e frustrados com qualquer um que sugerisse haver esperança para nós, porque sabíamos mais. Idéias espirituais podem ter feito sentido na vida de outras pessoas, mas não nas nossas.
Independente de nossas indiferença ou intolerância para com os princípios espirituais fomos atraídos para Narcóticos Anônimos. Lá, encontramos outros adictos. Eles estiveram onde estivemos, impotentes e sem esperança, e ainda assim encontraram não só uma maneira de parar de usar, mas de viver e desfrutar a vida limpos. Eles falaram dos princípios espirituais que indicaram o caminho desta nova vida de recuperação. Para eles, estes princípios não eram apenas teorias, mas uma parte de sua experiência prática.
Sim, tínhamos boas razões para sermos céticos, mas estes princípios espirituais dos quais outros membros de NA falavam parecia mesmo funcionar.
Uma vez admitindo isto, não aceitamos necessariamente cada uma das idéias espirituais que ouvimos. Mas começamos a pensar que, se estes princípios funcionaram para outros, talvez funcionassem para nós também. Para começar, esta boa vontade foi o bastante.

v 

Só por hoje: Talvez os princípios espirituais que ouço em NA possam funcionar para mim. Eu quero, pelo menos, abrir minha mente para a possibilidade.