segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENTREVISTA DO DIA - CASA DIA & FOTOS ATUAIS

BCDUR - Qual o papel da Família no processo de recuperação de um residente?

“Quando a família acredita que ela tem um papel e uma função específica, ela está disposta apenas a cumprir uma tarefa. Aqui na Casa Dia o mais importante é que ela defina se acredita no crescimento do residente - caso isso seja verdadeiro, ela então irá se engajar neste processo. Isso implica numa atitude positiva de intervenção, de acompanhamento, de interesse, de motivação e até mesmo na disponibilidade de financiamento ao que será traçado no plano terapêutico.
A família sai da posição de observadora para a posição de colaboradora.
Atualmente, as famílias tem a expectativa de transferir essa responsabilidade para os locais ditos de tratamento, como se fosse possível entregarmos “uma pacote pronto e arrumado” de volta a convivência familiar.
Aqui, busco a definição se a família quer ou não estar em relacionamento próximo com o residente; se quer assumir de novo a vida em contato com ele.
Esta definição é importante para delinear as próximas etapas de tratamento.”

Valéria Guimarães Rezende da Cunha – Psicóloga Especialista em Atendimento á Usuário de Álcool e Outras Drogas, Terapia de Família e de Casal e Política; exerce atividades na Casa Dia Uberaba desde Julho de 2000.

2 comentários:

  1. gostei da casa e gostaria de fazer ima visita em junho como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheira Edwiges! Agradecemos sua seu comentário! Claro que vc pode vir nos ver... Basta antes marcar a entrevista com a Pscicóloga Valéria Guimarães (34 9106.2692) ou com o presidente da Casa Dia, Tadeu Luciano, pelo tel da Casa Dia, (34 3332.6308) Um grande abraço e continue voltando! Familia BCDUR e Casa Dia

      Excluir