quinta-feira, 17 de maio de 2012

INTERPRETANDO OS LEMAS DE ALCOOLICOS ANONIMOS

LEMA OU SLOGAN:

Regra ou norma de procedimento.

Emblema, divisa.

Fórmula breve usada para propagar uma opinião.

Frase curta que resume em algumas palavras convincentes as vantagens de
alguma coisa.



1. EVITAR O PRIMEIRO GOLE

Em vez de planejar não beber nunca mais ou limitar o número de bebidas ou a
quantidade de álcool, devo aprender a evitar apenas a primeira dose.

O primeiro gole é que leva imediatamente, ou logo mais, para a compulsão de
beber sempre mais.

Preciso me manter distante do álcool que me tornou dependente.



2. VÁ COM CALMA...

Lembrar que muitos têm a tendência de exagerar as coisas, de ser
precipitados, impacientes.

É dificil repousar e curtir a vida. Aprender a apreciar a viagem, os
pequenos prazeres ao longo do caminho em vez de se preocupar só com o
destino.

Fazer uma lista de tudo que quero fazer hoje e cortar pela metade.

No outro dia, a mesma coisa.

Preciso, no inicio e no final de cada dia, ter um tempo para a meditação e a
oração.

Conversar com alguém. Participar de uma reunião.

Levantar mais cedo para ter mais tempo e se mover com menos pressa.

Fazer estas perguntas:

“Sou tão indispensável assim ?

Essa pressa realmente é necessária?

Que importâneia isto tem, de verdade?.”

Ir com calma é a velocidade ideal de hoje.



3. VIVER E DEIXAR VIVER

Meu problema de dependência alcoólica está muito ligado ao meu
relacionamento com outras pessoas.

Muitas vezes bebo porque alguém está bebendo e parece esperar que faça o
mesmo.

Quando paro de beber encontro pessoas que me afetam os nervos.

Os familiares e colegas continuam a me tratar como se ainda estivesse
bebendo.

Em qualquer lugar vou encontrar pessoas que às vezes dizem coisas das quais
discordo ou agem de um modo que me desagrada.

Aprender a conviver com as diferenças é essencial para o meu bem estar.

Aprender a tolerar o comportamento de outras pessoas.

Não compensa beber por causa disso.

Minha recuperação é mais importante.

Preciso tentar compreender as outras pessoas, principalmente aquelas que me
irritam.

Para minha recuperação é mais importante compreender que ser compreendido.

Da mesma forma que nunca ninguém me forçou fisicamente a beber, devo evitar
que isso aconteça mentalmente.

Um sábio já dizia: “ninguém deve criticar o outro até ter caminhado um
quilômetro com os sapatos dele.”

Deixar viver é importante, mas preciso, também, aprender a viver.

Desfrutar a vida plenamente e deixar que os outros vivam suas vidas como
queiram.

Vale a pena acabar com os ressentimentos e as discussões pois isso me leva a
uma vida sóbria e mais feliz.



4. PRIMEiRO AS PRIMEIRAS COISAS

Acima de tudo devo lembrar que não posso beber.

Esta é a prioridade absoluta em qualquer lugar, a qualquer tempo e em
qualquer circunstância.

É uma questão de sobrevivência. No dia a dia devo dar todos os passos
necessários para não beber.

Devo colocar a sobriedade à frente da família, do emprego, da opinião dos
amigos?

Se voltarmos a beber estaremos sem família, sem emprego, sem amigos, com
certeza!

Quando paro quero colocar as coisas em ordem e, obviamente, não posso cuidar
de tudo de uma vez.

Tento planejar o trabalho de cada dia.

Organizar as tarefas em ordem de importância, evitando fazer uma programação
muito rígida.

Aprender a viver sóbrio toma-se mais fácil quando se introduz um pouco de
ordem em cada dia.



5. SÓ POR HOJE

É  mais seguro e mais realista dizer:

“Só por hoje não tomo o primeiro gole”.

Sejam quais forem as tentações ou a provocação, decido não beber durante as
próximas 24 horas.

Toda recuperação começa com uma primeira hora de sobriedade.



Agradecemos aos Alcoolicos Anônimos e ao comp. L.A. por nos ceder os Lemas de A.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário