quinta-feira, 31 de maio de 2012

REPORTAGEM DO DIA

                                        FALANDO DE SUCESSO NAS RELAÇÕES

    É importante saber os erros que não devemos cometer nas nossas relações, mas se quisermos dar um passo à frente, que nos permita controlar e dirigir a nossa vida, temos que agir de forma proativa, ou seja, temos que nos antecipar nos acontecimentos, para influir neles e não deixar que a sorte ou as circunstâncias determinem o sucesso ou o fracasso.
   O sucesso nas relações afetivas depende, em grande medida, da nossa atuação. Algumas pessoas acham essa afirmação estranha, pois pensam, com razão, que uma relação afetiva depende de duas pessoas. Apesar desse princípio, com o qual concordamos plenamente, não é menos certo o fato de que cada um controla o que faz e pode influir em alguns dos comportamentos do outro – em alguns comportamentos, repetimos, não em todos.
  Consequentemente mediremos o sucesso em função do nosso comportamento e da incidência que tivemos nas áreas em que podemos influir; daí deduziu que, se tivermos feito bem a nossa parte, teremos alcançado o máximo que podemos obter na nossa influência. Por exemplo: se o nosso parceiro fuma bastante, e apesar da nossa ajuda, não para, o fracasso não será nosso: nós podemos ajudá-lo, mas não podemos deixar de fumar por ele.
  Nesses casos, em que há comportamentos que perturbam, condicionam e tornam impossível uma boa relação a dois, o sucesso será romper essa relação, que só provoca um sofrimento tão intenso como desnecessário.
  A maioria dos conflitos e das divergências pode ser evitada quando os dois membros do casal se sentem ouvidos e respeitados em suas opiniões e crenças.
  O sucesso consiste em agir de forma adequada em cada momento. A ruptura ou rompimento de uma relação frustrante ou impossível significa um sucesso na conquista da independência, da estabilidade e do equilíbrio emocional da pessoa que sofre com essa relação condenada ao fracasso.
  A forma de nos comunicarmos pode constituir o nosso principal tesouro ou a nossa maior desgraça.
  Precisamos falar de forma positiva e expressar nossos sentimentos com afeto. Este comportamento já nos aproxima do sucesso em nossas relações.


(*) Psicóloga clínica
sandrasba@uol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário